Francesa com sotaque português

Uma das marcas de tênis mais bacanas do momento (algo meio basquete old school, meio Superga), e que oferece também uma linha infantil, é a francesa Veja. Assim em português bem claro, Veja, para que não haja dúvida. Isso porque é a nossa conjugação que tem dado o tom da rima por ali. Mesmo sendo desconhecida da maioria de nós, a relação da marca com o Brasil é estreita e serve de base para a construção de toda uma base filosófico-missionária marketeira muito bem-sucedida, a começar pelo interior das peças, onde o selo verde e amarelo é impresso: “couro/algodão orgânico – borracha natural – comércio solidário – brasil”  

De pequenas comunidades agrícolas localizadas no interior do Paraná e em Tauá, região do semiárido cearence, saem a maior parte do coton bio, ou algodão orgânico, usado na produção dos calçados*. Da reserva Chico Mendes, na Amazônia, sai o látex com que são feitas as solas, assim como o couro vegetal de alguns modelos. O caos e a esquizofrenia de São Paulo (a Nova York dos anos 50, como é referida) servem de inspiração para uma das novas linhas e, tal como musa que se preste, a cidade andou ganhando honrarias à altura: “Le nouveau modèle SP,MA est un message d’amour à cette ville, qui sera probablement l’un des hyper-centres du monde post-crise”.

Tudo lindo até agora, não fosse o fato de que mesmo com todo esse discurso, a marca, que existe há quatro anos, ainda não é vendida em território nacional. Demoraram! Algum representante se candidata?                                             Pra saber mais:  www.veja.fr   www.veja-store.com  

* Esses agricultores familiares recebem suporte de uma ONG local chamada ESPLAR, que faz um trabalho muito bacana e importante de pesquisa, assessoria e treinamento na região. Vale a pena conhecer – www.esplar.org.br 

Na seqüência, alguns modelos infantis em couro vegetal e algodão orgânico:

veja1

 

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    Linha unissex adulta The Grid, feita em couro ecológico

Sobre Flávia Padilha

Estilo e conteúdo São Paulo - Brasil

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