La Faute à Fidel

Moda e cinema sempre andaram juntos. Seja porque a moda tantas vezes alimentou o cinema emprestando inspiração, história e/ou grandes figurinos e figurinistas a um filme, seja pelo inverso – porque foi a sétima arte o catalizador de uma boa ideia de moda. Um figurino, um cenário, um personagem e uma trama bem realizados têm força muitas vezes para inspirar não apenas uma coleção, como até mesmo a criação de uma marca. Foi o que aconteceu conosco nesse começo de vida. Dois filmes tiveram papel relevante no repertório de pesquisa que precedeu o lançamento da Mélange. Eles inspiraram não somente a primeira coleção e o inverno que está nas lojas agora, como serviram de suporte para o desenvolvimento de um estudo de branding. Sobre um deles eu falo agora.  la-faute-a-fidel-1

la-faute-a-fidel-2

O ótimo La Faute à Fidel (A Culpa é do Fidel), da diretora Julie Gavras e figurino de Annie Thiellement, é uma história que se passa em Paris nos anos 70 e tem como protagonista a pequena Anna de la Mesa (Nina Kervel),  uma garotinha de 9 anos que vê seu mundo seguro se abalar quando seus pais resolvem dar vazão às suas tendências comunistas e se tornam ativistas políticos radicais. O apartamento da família passa a ser então, de uma hora para a outra, o centro de reunião dos “vermelhos e barbudos”, apelido dado por uma das babás da menina e de seu irmãozinho aos novos frequentadores da casa. Para Anna, a gota d’água chega quando os pais decidem que ela deve interromper as aulas de catequese no colégio de freiras onde estuda. 

la-faute-a-fidel-3

la-faute-a-fidel-4

lafauteafidel-5

Recomendo, não apenas pela excelente fonte de informação que é aos amantes da estética setentista, como pelo enredo em si – sensível, bem-humorado e cativante. Esteve em circuito há exato um ano atrás aqui no Brasil, mas acredito que não seja difícil encontrar em dvd.

lafauteafide71

 

lafauteafidel61.

lafauteafide91

,

Sobre Flávia Padilha

Estilo e conteúdo São Paulo - Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: